Avaliação do conhecimento de professores de escolas de ensino infantil de Buíque-PE, acerca de higiene alimentar
Monografia apresentada na Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária em Alimentos
Considerando o importante papel do educador na formação cidadã dos estudantes em todos os níveis, esta pesquisa desponta na busca de novos caminhos que melhor reflitam sobre a educação em saúde nos ensinos de base, objetivando conhecer o nível de informação demonstrado pelos professores do ensino infantil sobre conceitos ligados à qualidade em alimentos, higiene alimentar e seus fatores determinantes. Foram visitadas 17 (dezessete) escolas da rede municipal de ensino de Buíque-PE, sendo 07 (sete) localizadas na zona urbana e 10 (dez) localizadas na zona rural. Nestas escolas foram aplicados 31 (trinta e um) questionários junto aos professores do ensino fundamental, dos quais 14 (catorze) lecionam nas escolas da zona urbana e 17 (dezessete) nas escolas situadas na zona rural. Na análise dos questionários podemos constatar que há uma carência de informação por parte das educadoras sobre o tema abordado. Sendo assim, os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de um programa de capacitação continuada, visando ampliar o conhecimento dos professores de educação infantil acerca do tema segurança alimentar.