Leishmaniose Diagnóstico

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #905090

      Olá, boa tarde!
      Eu fiquei com uma dúvida sobre uma das partes do diagnóstico de Leishmaniose… Se por exemplo, um cão, assintomático, sem nenhum sinal clínico, foi testado com RIFI e Elisa, com diluição total, e apresentar titulação de 1:40 ou 1:80, e o cut-of estiver próximo do seu resultado também, esse cão, que provavelmente foi exposto ou está sendo exposto ou desafiado, ele já pode ser considerado um animal COM leishmaniose? E quanto tempo depois eu tenho que retesta-lo, para acompanhar o caso e os valores da titulação (caso ele não apresente positividade parasitológica e siga sem sinais clínicos)?

      Desde já muito obrigada pela atenção!
      Atenciosamente;

    • #905162

      Olá Taís,

      Esse cão não pode ser considerado com leishmaniose devido a sua baixa positividade nos exames sorológicos, o próximo passo é tentar confirmar esse diagnóstico com provas mais específicas como citologia, histologia e PCR ( medula, baço, linfonodos). A escolha dessas amostras deve-se a uma maior probabilidade de encontrar a Leishmania.
      O cão só é considerado positivo com teste sorológico quando o título for 3 a 4x maior que o ¨cut-off¨ estabelecido pelo laboratório que está realizando o teste.
      Não devemos esquecer que esse animal precisa ser encoleirado e monitorado com exames físicos e laboratoriais periódicos, o teste sorológico pode ser repetido em 3 a 6 meses ou à critério clínico, levando em consideração a epidemiologia e desafio desse paciente.

      Atenciosamente
      Laura

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.