Você veterinário já teve que lidar com perguntinhas “a distância” por aplicativos ou mesmo telefone? O que fazer?
Se você respondeu que sim saiba que não é algo raro.
A população muitas vezes sem o devido conhecimento e ávida por respostas rápidas quanto ao diagnóstico acaba pressionando os profissionais e até mesmo julgando-os por não atender tais solicitações.
Alguns aplicativos, como o WhatsApp por exemplo, acabaram se tornando uma das principais ferramentas de comunicação entre as pessoas e podem facilitar muito quando pensamos em agendamento ou confirmação de consultas, informações sobre o endereço do local, etc.
Mas por outro lado podem favorecer o acontecimento das perguntas indevidas por meio do aplicativo. “O que meu bichinho tem Dr.?”, “que remédio posso dar?” “Esse gatinho é irmão daquele que o Sr. atendeu e ele está com um probleminha, vou mandar a foto – o que acha que pode ser?” e por aí vai.
E agora? O que fazer?
É importante explicar para quem está solicitando diagnóstico ou consulta por aplicativos que sem um exame físico presencial esta prática representa um grave risco a saúde do animal, por mais simples que as perguntas possam parecer.
Ainda cabe salientar que no código de ética do médico veterinário essa prática é vedada, não é possível receitar qualquer medicamento sem um exame físico presencial.
Assim fica mais clara a impossibilidade de responder a tais questionamentos desta maneira e isto provavelmente desestimulará o proprietário a continuar perguntando.
Ainda pode responder frente a críticas que os responsáveis por animais devem sempre procurar um profissional sério e responsável que atenda às exigências determinadas pelas resoluções do seu conselho de classe e que atendam dentro da legalidade.
Durante uma consulta são verificados os parâmetros fisiológicos e se avalia de fato o animal sendo assim possível prestar um atendimento eficiente, o que não aconteceria de forma virtual.
Outro cuidado que se deve ter é com o que se fala e como se interage com os clientes pelo aplicativo.
Tem que estar sempre atento, muitas vezes o veterinário tem ótimas intenções e quer apenas orientar o proprietário, até mesmo depois das consulta presencial, mas pode acabar até sendo processado pelo que disse pelo aplicativo.
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Por: MV. Me. Gabrielle Fornazari
CRMV PR 10571